A Câmara Municipal, em parceria com as entidades ASPRASAM e AMMA, Secretarias de Meio Ambiente, Obras e Educação, além de integrantes da sociedade civil, promovem o primeiro Projeto de Arborização de Santo Antônio do Monte. Para que ele seja realizado, vamos ouvir a opinião dos cidadãos, para lançarmos um Projeto Piloto, em bairro escolhido pela maioria.
Para isso, criamos uma pesquisa simples, onde o cidadão deverá responder se deseja que seu bairro tenha mais árvores e indicar o bairro para sabermos por onde começar o Projeto. O resultado, com o primeiro bairro a receber o Projeto, sai no dia 20 de novembro.
Para participar da pesquisa, acesse o link: http://goo.gl/forms/EOchrZWWPt
Após a escolha do bairro a receber o Projeto Piloto, será feita uma análise, com técnicos da CEMIG e IEF, para avaliar o melhor local e o tipo de árvore para plantio. Também será feito um trabalho de conscientização com os moradores, para que acolham e cuidem das árvores a serem plantadas, mediante autorização prévia para o plantio das mesmas em seu passeio, por exemplo.
O Projeto nasceu da iniciativa dos órgãos e entidades citados, em reuniões que tem acontecido na Câmara Municipal. Entre as discussões, foram expostas sugestões e definidas ações para se iniciar um Projeto de Arborização em nossa cidade. Algumas das sugestões tratam de projetos de conscientização e sensibilização da população em relação ao meio ambiente, além da criação do projeto “Adote uma Árvore”, com cadastro de cidadãos e empresários que adotarem uma árvore próxima à sua residência/estabelecimento e doação de mudas em cartórios e paróquias/templos da cidade. Será feito também um estudo para proteção ambiental de árvores já plantadas, por Lei Municipal, entre outras ideias.
Além disso, ficou acordada a criação de um Viveiro Municipal, com local a ser definido e apresentado na próxima reunião, que acontecerá dia 20 de novembro. Os meios para a manutenção do Viveiro, processo para arrecadação e doação de mudas, entre outras ações já estão sendo definidos.