Uso da Tribuna Popular para debater o “loteamento da Gominha”

Durante a 25ª reunião ordinária da Câmara de Vereadores, fizeram uso da Tribuna Popular a Senhorita Míriam Basílio de Castro, representante da V8 Empreendimentos e o Dr. Anderson Vicente de Souza, delegado, que expuseram seus argumentos a respeito da construção do loteamento residencial Maria José Cardoso, “Dona Dedé”, conhecido popularmente como “loteamento da Gominha”.

A representante da V8 Empreendimentos alegou que fizeram pesquisa de mercado antes de adquirir a propriedade e que foi constatada a necessidade de loteamentos a preços populares na cidade. Ela afirmou ainda que o terreno foi adquirido há três anos e que a V8 conseguiu, juntos aos órgãos responsáveis, todos os laudos favoráveis à construção do loteamento, faltando apenas ser aprovado pelo Legislativo Municipal.

Além disso, a senhorita Míriam justificou que o empreendimento não coloca em risco a nascente do Córrego Guandu, que fica a distância segura do loteamento e que este prevê, a pedido dos engenheiros responsáveis pela aprovação do mesmo, a construção de um dissipador de água pluvial, evitando que ocorra a contaminação do referido córrego.

O Dr. Anderson Vicente de Sousa, no entanto, contestou as informações passadas pela representante da V8. Segundo ele, somente a alegação de que os lotes serão vendidos a preços populares não justificaria a aprovação do projeto e que tal fato tenta, na realidade, esconder os riscos não apenas ao meio ambiente, mas à única fonte de abastecimento de água de nosso município, o Córrego Guandu.

Ele afirmou ainda que estudou todo o processo e não localizou no mesmo item que informa sobre a construção de projeto de saneamento básico para o loteamento, o que coloca em risco à saúde da população. E que o projeto prevê ainda que, em caso de localizarem um lençol freático na área, o mesmo será drenado e compactado com terra, o que contraria a importância de se preservar nossas nascentes e garantir o abastecimento de água da cidade.

Os vereadores emitiram suas opiniões e fizeram perguntas em relação ao projeto e, ao final do uso da Tribuna, foram apresentados os pareceres das Comissões julgadoras do Projeto 37/2014, todos contrários à aprovação do mesmo. O Projeto entrou em 1ª votação, sendo também reprovado. A 2ª votação ocorrerá na próxima segunda-feira, 01 de setembro de 2014.

 

O delegado civil Dr. Anderson Vicente de Sousa

 

A representante da V8 Empreendimentos, Míriam Basílio de Castro