Segurança Pública foi tema recorrente nas reuniões da Câmara no primeiro semestre de 2014

Um dos assuntos recorrentes nas reuniões ordinárias da Câmara foi o da Segurança Pública. Há vários anos discute-se sobre a criação da Guarda Municipal de Santo Antônio do Monte, como uma forma de auxiliar as Polícias Civil e Militar, que são de responsabilidade do Governo do Estado, projeto este que depende de recursos financeiros para execução, além de planejamento, concurso público e treinamento específico.

Em 19 de maio de 2014, a Câmara recebeu comerciantes, cidadãos, representantes do Executivo e da Polícia Militar para debater sobre a questão da segurança pública de nossa cidade. Ao todo, foram respondidas diversas dúvidas da população em relação ao aumento do índice de violência que assolou Santo Antônio do Monte no primeiro semestre deste ano. Ações simples, como a parceria entre comerciantes e vizinhos, ou mais efetivas, como o funcionamento das câmeras de segurança espalhadas pela cidade, foram apresentadas ao público presente e divulgadas pelos jornais e veículos eletrônicos locais.

Ainda no mês de maio, estiveram em reunião na Secretaria de Segurança Pública do Estado, o Prefeito de SAMonte, Dr. Wilmar de Oliveira Filho e o Presidente da Câmara, vereador Luís Antônio Resende, para definir ações de melhoria da segurança pública da cidade, como o fechamento da Cadeia Municipal, que não comporta os presos dentro das devidas normas de segurança, sendo, até então, objeto frequente de fugas.  Outro pedido recorrente foi o aumento do efetivo das Polícias Civil e Militar na cidade.

Hoje, SAMonte conta com um segundo delegado, que tem ajudado consideravelmente nas investigações dos crimes cometidos recentemente na cidade, além de novos policiais militares que tem ajudado na diminuição da criminalidade. A transferência dos presos para outras cidades da região será feita gradativamente.  Mas é muito importante que haja consciência e parceria da população no que se refere à segurança pública. A implantação do “Vizinho Solidário” ou “Comerciante Solidário” auxiliam no combate a roubos, por exemplo. A parceria entre moradores que se uniram e implantaram vigilância particular, como ocorreu no Bairro Retiro do Lago é outro bom exemplo de ações que deram certo.

Cidadãos e comerciantes reunidos para discutir a Segurança Pública de SAMonte

(Reunião na Secretaria Regional do 7º Batalhão da PMMG)

(Reunião na Secretaria de Segurança Pública de MG)