Câmara aprova a transmissões radiofônicas das reuniões

A Câmara Municipal de SAMonte aprovou, em sua 4ª reunião ordinária, ocorrida em 24 de fevereiro, projeto regulamentar que abre licitação para as transmissões radiofônicas das reuniões.

O objetivo das transmissões é levar maior transparência aos cidadãos santo-antonienses, conforme prevê a Constituição Federal, em seu artigo 37, parágrafo 1: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.

Por razões orçamentárias e devido ao horário das reuniões (que ocorrem todas as segundas-feiras, às 19h), a Câmara de SAMonte optou por fazer um resumo das reuniões, a ser transmitido em 30 minutos de programa, na rádio vencedora da licitação.Esta transmissão contará com os principais pontos de discussão das reuniões, como indicações, requerimentos, votos e moções, bem como o uso da tribuna, entrada de projetos, votação dos mesmos. Além disso, a Câmara pretende levar ao ar uma entrevista com os vereadores, para que a população conheça quem são, o pensam e como atuam seus representantes no Legislativo de SAMonte.

A Câmara já possui uma presença significativa na internet, no que se refere à transparência das ações legislativas. Na opinião do presidente, vereador Luís Antônio Resende, a veiculação das reuniões através do rádio pode contribuir para informação do povo e democratização da informação, “desde que você divulgue as ações políticas administrativas do município, dentro da lei, sem promoção pessoal e  com responsabilidade, quanto mais canais de veiculação melhor. Em se tratando de rádio, seu alcance é sensacional, uma vez que está provado que 90% da população tem pelo menos um rádio em casa e ouve com frequência as notícias, além do alcance da mesma chegar aos diversos rincões dos Municípios, principalmente o de Santo Antônio do Monte que é extenso, com aproximadamente 1.200 Km².”