Grupo Amor Exigente precisa de um lugar para reuniões

Entidade trabalha e orienta famílias que enfrentam dificuldades com drogas

A Coordenadora do Grupo Amor Exigente em Santo Antônio do Monte, Marli Vane Rodrigues usou a Tribuna da Câmara Municipal na última segunda-feira (02) e disse que a instituição nunca recebeu ajuda institucional, mas, que também nunca haviam pedido. Além de contar uma breve história do movimento, ela enumerou para os vereadores as dificuldades enfrentadas no município, sendo a mais urgente um local para realizar as reuniões.

De acordo com Marli, o grupo sempre se encontrou na sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, no entanto, atualmente a agenda de eventos do projeto está ocupando a sala também nas terças-feiras.  Por isso, Vânia e “Tonha”, uma funcionária pública voluntária do grupo, solicitaram dos vereadores a ajuda para conseguir um local onde as reuniões possam acontecer com mais tranquilidade e de forma pontual.

Os vereadores se prontificaram em verificar um local junto à Prefeitura Municipal e outras entidades do município. Marli acrescentou ainda que o Amor Exigente é mantido por voluntários e precisa de alguns materiais básicos para prosseguir o trabalho junto a famílias com problemas sociais, principalmente, relativos às drogas. Materiais de escritório (canetas, lápis, estante, mesa cadeiras), equipamentos como TV, computador e um aparelho de som também iriam facilitar o trabalho dos envolvidos que se dedicam aos dramas familiares.

O movimento Amor Exigente surgiu nos Estados Unidos nos anos 70, atuando através da ajuda mútua na relação dos pais que se sentem “escravos” do amor aos filhos, ajudando-os a vivenciar a afetividade de forma sadia, dando-lhes apoio, para não cair na tentação de culpar-se pelas escolhas e problemas dos jovens, como as drogas e a violência.  Nos anos 80, o método foi trazido e adaptado para a realidade brasileira pelo padre Padre Haroldo J. Rahm, jesuíta nascido no Texas – EUA, que mora no Brasil desde 1964. Ele mantinha uma comunidade terapêutica para a recuperação de dependentes de álcool e drogas em Campinas (SP). Aos 10 princípios do método americano, foram acrescidos outros dois princípios para a organização familiar na realidade brasileira.

Em Santo Antônio do Monte o Amor Exigente se reúne toda terça-feira, ainda no PETI do Bairro Senhora de Fátima.