In loco, os vereadores Luís da Glorinha e Rasteira reivindicaram solução para os problemas de saneamento e esgoto que afligem os santoantonienses.
Depois de fazer parte das negociações para melhorar a quantidade e qualidade da energia elétrica em Santo Antônio do Monte, o presidente da Câmara Luís Antônio Resende, juntamente com o vereador Francisco Libério da Silva, pediu, na última quarta-feira (21), aos responsáveis da Copasa no município que tomem providências para resolver os vários problemas de saneamento e esgoto que afligem a população. In loco, os membros do Legislativo mostraram ao encarregado do sistema da Companhia, Ricardo Luís Gissoni Araújo, ruas onde o esgoto cai a céu aberto, regiões que os moradores estão sem rede de esgoto e ainda, reivindicaram que as empreiteiras contratadas pela Copasa façam uma reposição asfáltica de melhor qualidade.
Acompanhados também pelo engenheiro da Copasa, “Luís da Gorinha” e “Rasteira” verificaram a situação dos moradores do Bairro Bela Vista. Cerca de 40 famílias (próxima a Capelinha) estão sem rede de esgoto desde que construíram.
A Copasa se comprometeu a mandar para a Câmara um croqui com as necessidades da área, que por sua vez será encaminhado aos setores responsáveis da Administração Municipal. É importante esclarecer que a Câmara indica as ações, levanta os problemas, pontua e discute oferecendo ao Executivo as possíveis soluções. Porém, somente as Secretarias têm autonomia legal para executar as medidas.
Ricardo Araújo explica que na época da construção das casas naquela localidade do Bela Vista houve invasão de lote num local que seria destinado para abertura de ruas e rede de esgoto. Assim, para que o serviço seja concluído, a Prefeitura terá que negociar com um dos proprietários um espaço de 3m, para completar a rede que já existe na região. O impasse que prejudica vários moradores está no espaço necessário para passar as máquinas, equipamentos e rede. Caso não haja outra maneira, a Prefeitura poderá desapropriá-lo para que todos sejam beneficiados.
A comitiva também esteve na Rua Dalva Linhares no bairro Maria Angélica. Depois de recortes necessários realizados durante os trabalhos da Copasa a empreiteira não restaurou a rua da forma correta. Pelo acordo a Companhia fará, imediatamente, uma cobertura de cimento e posteriormente a recomposição asfáltica.
Os vereadores também levaram os profissionais para ver a situação na Rua Antônio Francisco Filho, no Bairro São Lucas, onde o esgoto está caindo a céu aberto. Neste caso a Copasa providenciará um estudo através do qual a empresa pretende estabelecer parceria com o Prefeito na construção da rede coletora no local.
No Bairro do Davi, o problema da captação do esgoto na rua “Pau de Oléo” gera muitos transtornos para a comunidade que vive próxima ao local. Ricardo se sensibilizou com o clamor dos vereadores e pediu um prazo máximo de 30 dias para resolver a questão.
Esta não é a primeira vez neste ano de 2013 que a Câmara procura a Copasa para melhorar a qualidade de vida das pessoas com relação às necessidades essenciais de saneamento e esgoto. Em março o Legislativo requereu a presença da Diretoria da Companhia. Na ocasião, apresentaram um documentário em vídeo das condições das ruas depois do trabalho de recapeamento.
Luís Antônio enfatiza que esta será a postura padrão da Câmara Samonte: encontrar maneiras de sensibilizar as empresas e órgãos competentes, insistindo, cobrando e lutando cotidianamente pelo bem da coletividade. “As coisas não mudaram muito com a reunião do início do ano, então, resolvemos conversar com os representantes da Copasa mostrando, nos próprios locais, o que está nos afligindo enquanto representantes do povo. Foi bom que a população aproveitou para testemunhar suas dificuldades. Estamos confiantes que tudo será resolvido no menor tempo possível. O Ricardo e o Anderson foram muito receptivos e conscientes e no que diz respeito a parceria da Prefeitura, temos a sorte de ter um prefeito que pensou nos problemas do esgoto antes de muitos outros e com certeza está disposto a tornar possíveis tais obras”, finalizou.