Câmara voltará a ter 11 vereadores

Preocupada em acompanhar o crescimento de Santo Antônio do Monte a Câmara Municipal voltará a ter a partir de 2013 suas 11 cadeiras ocupadas. De acordo com o responsável do censo demográfico Santo Antônio do Monte alcançou em 2011 quase 27 mil habitantes. Por isso, como acontece em todo o Brasil, o legislativo municipal ajustou o número de seus vereadores ao limite condizente com sua população.

 


 

Embora o voto fosse secreto, o Vereador Hilton Antônio Gonçalves declarou seu voto contrário. Para Nenzinho os nove vereadores “são um número suficiente para representar Santo Antônio do Monte”.

Para o vice-presidente da Câmara Dinho Góis, a aprovação da Emenda da Lei Orgânica possibilita uma representatividade maior dos interesses dos santoantonienses: “…defendi o projeto por que já trabalhei aqui com 11 vereadores e posso dizer que a representatividade, o companheirismo e até mesmo a maneira de defender propostas é melhor. O vereador é o elo de ligação entre o povo e o prefeito por isso o número de vereadores influi diretamente na decisão de  projetos importantes.”

De autoria da Mesa diretora, a Emenda da Lei Orgânica 01/2011 em 12.09.2011 está de acordo com a Emenda Constitucional 58 de 2009, que desfez a Resolução 21.702/04, do Tribunal Superior Eleitoral. Esta Resolução havia reduzido o número de vereadores de muitas cidades nas últimas eleições municipais. Em sistema de escrutínio secreto as duas votações apresentaram o mesmo resultado: Dois votos contra e sete a favor.

É importante esclarecer que o aumento de dois vereadores não acarretará mais gastos para o município. O orçamento continuará o mesmo.

Outro benéfico da ampliação é que um maior número de vagas ao legislativo garante oportunidade aos partidos pequenos. Dispondo de poucos recursos, eles terão maiores chances de se eleger.